Carteirinha do SUS como fazer, imprimir e tirar 2 via online

Carteirinha do SUS como fazer, imprimir e tirar 2 via online

Você já sabe como tirar a carteirinha do SUS? Não? Pois saiba que é muito fácil e é claro que aqui nós vamos te dar todo o passo-a-passo para você fazer já a sua.

Carteirinha do SUS como fazer, imprimir e tirar 2 via online

 

Se você é brasileiro você possui um direito garantido pela Constituição Brasileira de 1988. Este direito fundamental ao ser alcançado foi um marco histórico da proteção ao cidadão no que diz respeito ao seu bem maior, a saúde.

O Artigo 196 da Constituição Federal Brasileira reza que “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

Para que o artigo constitucional fosse cumprido, o Governo Brasileiro criou o SUS, o nosso Sistema Único de Saúde. O objetivo deste sistema à sua criação foi o de tornar obrigatório o atendimento público a qualquer cidadão. Com isto, qualquer cobrança, de qualquer valor, quando em atendimento provido pelo Governo federal, estadual ou municipal, sob qualquer pretexto.

Para integrar os milhões de cadastros do SUS e da Saúde Suplementar, otimizando assim a gestão de saúde no país, o Governo Federal junto com o Ministério da Saúde criou o CNS – CARTÃO NACIONAL DO SUS ou, como apelidado pela população, a carteirinha do sus.

Desde 1° de março de 2012, para ser atendido no sistema público de saúde todo cidadão precisa ter a sua. Com ela você tem acesso garantido a todos os atendimentos médicos, consultas, exames ou quaisquer procedimentos disponibilizados pelo SUS.

Com o Cartão do SUS todos os dados sobre quando e onde o paciente foi atendido e quais serviços foram realizados, além do profissional que lhe atendeu e se/e qual procedimento foi realizado, ficam armazenados em um banco de dados e podem ser facilmente acessados com o número da carteirinha do Sus. Portanto, tenha sempre o seu cartão em mãos, na bolsa ou em sua carteira. Ele é mais do que importante, é imprescindível mesmo para os que possuem planos de saúde particulares, pois, em casos que você necessitar do atendimento público, o cartão será solicitado.

Como Fazer a Carteirinha do SUS

Como fazer Carteirinha do SUS

Bem, você já entendeu como o CARTÃO DO SUS é importante, disso nós não temos dúvida, mas… Você já sabe como tirar a carteirinha do SUS? Não? Pois saiba que é muito fácil e é claro que aqui nós vamos te dar todo o passo-a-passo para você fazer já a sua. Acompanhe abaixo.

Existem várias formas de você solicitar o seu cartão:

1 – Você pode se dirigir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu Município ou em uma unidade de saúde mais próxima da sua casa, o que você achar mais fácil. Não se esqueça de levar os seguintes documentos:

  • RG
  • CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Número de PIS/PASEP

A Secretaria de Saúde do Estado também pode emitir o seu cartão, assim como postos de saúde ou outro estabelecimento que a Secretaria Municipal indicar.

Em qualquer desses lugares e com os documentos que lhe informamos, em mãos, um cadastro será realizado e na maioria dos casos você já sai de lá em posse do seu CARTÃO DO SUS. Nele deverá constar o número da sua carteirinha do SUS, que nada mais é do que o seu número nacional de identificação único. É esse número que tornará seu prontuário em um registro digital.

2 – Coisa chata é ter de ficar pegando fila, não é mesmo? Então faça-se um favor, evite-as. Para fazer sua carteirinha do SUS você pode realizar um pré-cadastro pela internet, dessa forma você evita filas e agiliza o atendimento. É muito fácil, olha só:

Você irá precisar de um endereço de email válido para fazer o cadastro, com este email você confirmará sua senha e também poderá receber a carteirinha do SUS 2ª via.

Consulta e Emissão Carteirinha do SUS

Consulta e emissão da Carteirinha do SUS 2ª via

O Portal do Cidadão também permite a consulta dos dados e a emissão da 2º via do cartão do SUS. É só seguir os passos abaixo:

Se o seu usuário não estiver cadastrado você irá receber uma mensagem de erro. Caso ainda tenha dúvidas procure a Secretaria de Saúde do seu Município.

Carteirinha do SUS imprimir

Se você já é cadastrado no SUS e já possui o seu cartão com número já validado, mas quer apenas imprimi-lo, basta solicitar a segunda via como explicamos acima, depois você pode colocar estes dados no modelo de cartão que deixamos disponível pra você em arquivo Word clicando aqui. Depois que imprimir o seu cartão você pode plastifica-lo para que ele nãos seja danificado.

Viu como é fácil? Então não perca tempo e vá logo tirar o seu CARTÃO DO SUS.

 

Deixe um comentário