Cirurgia plástica pelo SUS 2020, como agendar e fazer

Cirurgia plástica pelo SUS 2020, como agendar e fazer

Cirurgia plástica pelo SUS, você sabia que é possível? 

Certamente pouca gente sabe, porém, é possível conseguir realizar uma cirurgia plástica pelo SUS (Sistema Único de Saúde). 

Com tudo, a cirurgia, como todo tratamento e consultas pelo SUS, é grátis e se trata de uma obrigação legal imposta ao governo.

Portanto, tem como finalidade de oferecer qualidade de vida à indivíduo pouco abastado. 

Se você ainda não tirou sua carteirinha do SUS, veja nesse artigo: Carteirinha do SUS como fazer, imprimir e tirar 2º via online

Evidente que para ter acesso a este tipo de vantagem é necessário se adequar-se em algumas regras.

Continue lendo esse artigo para que você possa entender melhor como fazer cirurgias pelo SUS.  

Cirurgia plástica pelo SUS

Quem pode realizar cirurgia plástica pelo SUS?  

Porém, antes de mais nada, é necessário saber que as cirurgias plásticas pelo SUS não são de natureza estética.

Elas não foram feitas para que você se sinta mais bonita apenas visto que acordou e decidiu que precisava de um par de peitos maiores, por exemplo.   

A finalidade desse tipo de serviço, na verdade, é oferecer bem-estar, autoestima e qualidade de vida para os indivíduos. Ou seja, todo mundo possui direito à uma cirurgia se ele for de fato indispensável para que a vida siga totalmente comum.  

Lista de preferência da cirurgia plástica pelo SUS:   

  • Reconstrução das mamas depois de retirada do seio por câncer  
  •  Crianças com lábio leporino  
  •  Ginecomastia  
  •   Fenda palatina  
  •  Queimaduras que levaram a deformações  
  •  Abdominoplastia para retirada de pele depois de cirurgia bariátrica  
  •  Catarata  
  •  Laqueadora e vasectomia  
  • Déficit ou deformidades no face  
 

 Como é possível conseguir uma cirurgia plástica gratuita?   

Se você se encaixa em qualquer dessas necessidades destacadas pelo SUS, você pode ser um candidato a conseguir a plástica custeada pelo governo. Porém é necessário seguir alguns passos que se consiga realizar uma cirurgia plástica pelo SUS. 

Passo nº 1 

A primeira coisa a se realizar, portanto, é se orientar em um Posto de Saúde mais próximo de você e tratar com o médico para que ele avalie seu caso.  

Passo nº 2 

 Caso o profissional concorde que você está de acordo à petição, o próximo passo é se encaminhar-se à Secretaria de Saúde de seu município e se inteirar sobre os hospitais que realizam o processo na cidade.

O procedimento similarmente pode ser executado em hospitais universitários, hospitais-escolas e até mesmo em clínicas privadas, dependendo do caso. 

Passo nº 3 

Antes da verificação de um hospital adequado para a cirurgia, é possível que você receba a visitação de uma assistente comunitário.

É este profissional que vai confirmar, a partir de uma carta, se o paciente de fato não possui condições de pagar do próprio bolso a cirurgia que está sendo solicitada. 

Passo nº 4 

Se o procedimento preciso não for executado em seu município, você será endereçado ao município mais próximo para a execução das plástica (caso você seja qualificado em todas as etapas da “seleção”).    

 A análise psicológica do mesmo modo é fundamental nesse caso. Se você solicita uma cirurgia plástica pelo SUS, um psicólogo vai avaliar se você está em condições emocionais de realizar o procedimento. Toda via, isso vai inclusive confirmar as ocorrências que são capazes de manifestar-se em seguida da cirurgia.  

Quanto tempo leva até a realização da cirurgia plástica? 

Porém, o processo não acaba no 4º passo. Caso você seja qualificado em todos estes pré-requisitos, você será redirecionado para uma linha de espera.  

Mesmo as cirurgias plásticas pelo SUS se tratar de um conhecimento pouco difundido e, dessa forma, pouco conhecido pelos indivíduos. As filas de espera para uma cirurgia plástica pelo SUS ainda assim costumam ser enormes.

Em conclusão, você pode ter que aguardar semanas, meses ou até anos.  

 No entanto, se você tiver calma e vencer a espera. Vai conseguir resolver as deformidades que limitam sua vida sem ter que desembolsar rios de dinheiro em cirurgias plásticas particulares.  

Intrigante, não? Se você conhece pessoa que possa se favorecer com essas informações, não deixe de compartilha a assunto!

14 comentários em “Cirurgia plástica pelo SUS 2020, como agendar e fazer”

  1. Gostaria de fazer a redução de seios pelo sus .pois mi encomoda muito sao muito flacidos e grandes mi da muita dor nos onbros e coluna .ja entrei ate em depredação por isso preciso muito de fazer essa reducao .

  2. Eu cristiane anselmo estou mi sentindo minha alta estima muito la em baixo. Ja pensei ate em cometer uma loucura.pois não aguento mas ficar .deixando meu marido mi ver no claro de tanta vergonha de meu próprio corpo depois que tive minhas quatro filhas e figuei um bom tempo doando leite materno .entrei ate em depressão. Em ter que ficar levando leite pra minha filha que ficou internada um bom tempo. Minhas mamas muito caídas grandes não tenho condições .de pagar por uma dedução .por ser assalariada. Ja tentei de todas as fomas .preciso muito levantar minha auto estimas e ser como era antes acabar com este sofrimento. Me ajudei.

  3. Me chamo Sandra, tenho minhas mamas grandes sofro de dores frequentes nos ombros e são muito pesados, além de precisar desta cirurgia sei que o tecido retirados podem ser reaproveitado em pessoas com queimaduras.

  4. Meu nariz e horrível, quando eu era pequena minha mãe quebrou, hoje ele e torto e não tenho coragem de tirar foto, fora que tem tipo um osso no meio, será que daria certo pra mim

  5. No meu caso sofro dores no ombro e a autoestima lá em baixo por conta dos meus seios… Será que seria possível fazer gratuitamente ?

  6. São dores inexplicáveis eu tenho 26 anos agora eles são enormes parece ser anormal pesam muito situa com peso dele me assa é me machuca é tão pesado meus seios que a própria regulagem do sutiã não sustenta mais desce sozinha.

  7. Bom me chamo ednalva gostaria muito de fazer mamoplastia redução de seios sinto muitas cores nas costas nós ombros não aguento mais terrível dores fortes que tem noites que vou dormir chorando de dor fora meu alto estima não tenho vontade de sair de comprar roupa sutiã então nem se fala e depois que tive meus três filhos ficaram maiores ainda tenho muita vergonha de ir a praia ficar sem sutiã na frente de meu esposo é horrível peço ajuda de vcs do SUS já estou com um acompanhamento médico mais é difícil porque já passei no ortopedista e ele pediu uma ressonância e falou que não deu nada é só pra fazer fisioterapia sendo que no RX ele disse que eu estava com bico de papagaio e astrosse agora não sei onde ir mais.

Os comentários estão encerrado.