CNES | o que é, Cadastro, Consulta profissional e CPF

CNES | o que é, Cadastro, Consulta profissional e CPF

Você já parou para pensar na quantidade de estabelecimentos ligado à saúde que existem no Brasil? Imagine só a quantidade de consultórios médicos, clínicas, laboratórios, hospitais, sejam públicos ou privados. Todos estes estabelecimentos obedecem a uma regulação específica e devem ser cadastrados no CNES.

CNES | o que é, Cadastro, Consulta profissional e CPF

CNES o que é?

Você sabe o que é o CNES? Não? CNES é o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Para que o Sistema Único de Saúde funcione e seja operacionalizado, todos os estabelecimentos que prestem serviços de saúde no Brasil devem estar cadastrados no CNES. Isso propicia ao SUS muito mais eficiência e eficácia no atendimento aos seus usuários.

O CNES é, portanto, obrigatório, então, se você possui uma clínica, laboratório, hospital ou até mesmo um pequeno ambulatório que funcione dentro de uma empresa, e não possui ainda cadastro no CNES, cuidado! Você está atuando de forma ilegal e pode sofrer as punições cabíveis e/ou possíveis sanções.

O Ministério da Saúde passou a exigir o cadastro apenas a partir do ano 2000. Desde então todos os locais que prestem serviços ligados à saúde devem se cadastrar, bem como os profissionais que atuem nestes estabelecimentos como pessoas físicas.

Para que serve o CNES e porque é importante?

Para que serve o CNES e porque é importante?

O Sistema de Saúde deve ser uma grande preocupação do estado, pois dele depende a saúde e bem-estar de seus cidadãos. A regulamentação deste setor garante a qualidade dos serviços prestados e traz mais segurança, não só para os pacientes, mas para os profissionais que nele atuem.

Ele agrupa informações que fornecem dados importantes ao Ministério da Saúde e, desde que se tornou obrigatório, seu formulário passou por diversas atualizações. Hoje é preciso informar muito além de dados básicos como número de registro, nome e endereço do estabelecimento. Para que você compreenda até onde chega o nível de detalhamento do cadastro, o CNES profissional solicita até mesmo informações como porte e características físicas do profissional de saúde que atenda no local.

O cadastramento dá ao estabelecimento um código exclusivo que facilita assim sua identificação em todo território nacional. Esse número é exigido para que operadoras de Planos de Saúde, prestadoras de serviço ou quaisquer outros contratos aditivos sejam firmados com o estabelecimento de saúde, sendo, inclusive, vedado a partir de 2007 que operadoras de Plano de Saúde prestem qualquer serviço a estabelecimentos que não estejam devidamente cadastrados.

Cadastro CNES

Cadastro CNES

Para entender mais sobre como o CNES deve ser preenchido e demais informações úteis, nós disponibilizamos aqui embaixo diversos links. Neles você poderá efetuar o download da Ficha Profissional CNES e do Cadastro CNES, dentre outros. Esses links são diretos do portal oficial CNES DATASUS, ou seja, completamente seguros.

Leia-me da versão

Leia-me da versão SIMPLIFICADO

Fichas para Preenchimento SCNES

Caderno Layout de arquivos (Aplicação)

Caderno Layout de arquivos (Outros)

Caderno Layout Arquivo TXT SIA/SIH/CIHA/CIH

Caderno Layout TXT de Importação de Prof de Outros Sistemas

Caderno Layout TXT de Adequação de Vínculos de Outros Sistemas

Caderno Layout TXT Captação

Manual de Instalação do SCNES e SCNES em Rede

Dicionário de Dados do SCNES

Tabelas de Domínio

Glossário de Críticas

Manual de Preenchimento SCNES

Manual Instalação-Administração do SCNES

Manual Operacional do Sistema – SCNES

Manual de Operação SCNES – Equipes

Abaixo também colocamos o link para o site do CNES DATASUS, então, se você preferir, pode baixar diretamente de lá usando o link abaixo.

http://cnes.datasus.gov.br/pages/downloads/documentacao.jsp

CNES Consulta

Agora, se você quer saber se algum estabelecimento está com seu registro em dia, o DATASUS também oferece esse serviço. Lá você pode consultar desde estabelecimentos registrados, desativados ou com o registro expirado, até os profissionais vinculados a cada um destes estabelecimentos de saúde através do CNES CONSULTA PROFISSIONAL CPF. Você pode efetuar a consulta do estabelecimento ou a consulta da pessoa física clicando aqui.

Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde

Ele é muito mais do que mais uma mera exigência burocrática do governo. Nosso sistema de saúde é um exemplo mundial conforme a própria ONU já reconheceu. Os Estados Unidos se basearam em muito em nosso SUS quando à gestão de Barack Obama, ex-presidente americano, foi aprovado pelo congresso o que veio a ser apelidado de Obama Care, o Sistema de Saúde Norte Americano.

Ele é parte importante do reconhecido sistema brasileiro, pois garante que os serviços prestados sigam um padrão de qualidade que garante segurança na devida prestação de tão essencial direito da pessoa humana. A saúde.

Deixe um comentário