CNIS o que é, Extrato, Consulta, Cadastro, Senha e Mais

CNIS o que é, Extrato, Consulta, Cadastro, Senha e Mais

Bem, antes de começarmos a falar sobre o que é o CNIS é importante que você entenda o que é a Previdência e como ela funciona, mas não vamos nos estender muito sobre isso. Apenas o básico, ok?

CNIS o que é, Extrato, Consulta, Cadastro, Senha e Mais

A Previdência Social é uma espécie de seguro público compulsório, ou seja, todo brasileiro economicamente ativo é obrigado a aderir ao sistema previdenciário. A Previdência Social faz parte do Sistema de Seguridade Brasileiro, e é este sistema que custeia programas importantes como o Bolsa Família e o SUS por meio da contribuição obrigatória – que varia entre 7,65% a 20% do salário de todo trabalhador registrado no Brasil –  e também é ela, a Previdência Social, que paga as aposentadorias de cada cidadão brasileiro. Então, onde entra o CNIS nisso tudo aí?

CNIS é a sigla para CADASTRO NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS, e é nesse cadastro que se inserem informações de todos os trabalhadores, como por exemplo, nome, número de identidade, CPF, endereço, além dos vínculos empregatícios e remunerações. O CNIS também possui dados sobre se você já recebeu algum benefício provido pelo Governo (auxílio-doença, salário-maternidade, aposentadoria, etc…) e por qual período você foi beneficiado. Digamos que você tenha apenas prestado um serviço como contribuinte individual, por um dia apenas, à uma empresa. Pois é, o CNIS sabe disso. Tá tudo registrado lá. Se você trabalhou por conta própria ou como empregado doméstico, mas fez contribuições facultativas através da Guia da Previdência Social, irá aparecer no seu Extrato CNIS.

Para deixar tudo mais claro aqui, você pode compreender o CNIS como o seu Extrato Previdenciário, pois é isso o que ele é. O seu Extrato CNIS é o seu Extrato Previdenciário.

Consulte Seu CNIS Online

Extrato CNIS

Agora que você já entendeu o que é o CNIS e que o CNIS consulta todas as informações sobre seus vínculos empregatícios e contribuições à previdência, nós vamos te mostrar como você pode obter o seu Extrato CNIS (Extrato previdenciário), ou, como alguns o chamam, Meu CNIS.

O extrato CNIS está disponível a todos os cidadãos que possuam o CNIS CADASTRO e isso inclui, como já dissemos, todo trabalhador. Como a gente sabe que muitas vezes acaba sendo complicado se conseguir acessar estas informações nas páginas do governo, nó preparamos um passo-a-passo pra te ajudar a tirar o seu EXTRATO CNIS PREVIDÊNCIA SOCIAL.

Primeiro você precisa acessar o portal MEU INSS, você faz isso clicando aqui.

Selecione a opção EXTRATO PREVIDENCIÁRIO (CNIS).Consulte Seu CNIS Online Passo 1

  • Você será direcionado para esta tela, onde deverá clicar em FAZER LOGIN.
    Consulte Seu CNIS Online Passo 2
  • Você será direcionado para o portal CIDADÃO BR onde deverá efetuar seu login, caso não o possua, clique em CADASTRE-SE no rodapé da página.

Consulte Seu CNIS Online Passo 3

  • Você pode se cadastrar no Cidadão.br de 3 maneiras diferentes: pela internet, comparecendo a uma agência da Previdência Social ou nos bancos autorizados. Para se cadastrar usando a internet, selecione novamente a opção indicada e prossiga para o cadastramento.

Consulte Seu CNIS Online Passo 4

  • Nesta tela você deverá preencher as informações solicitadas e depois clicar no captcha (aquele quadradinho que comprova que você não é um robô) logo abaixo e depois em próximo.

Consulte Seu CNIS Online Passo 5

  • Depois disso algumas informações deverão ser confirmadas para o sistema ter certeza de que é você mesmo quem está solicitando as informações sobre o seu CNIS. Portanto, basta confirmar corretamente as perguntas que lhe serão feitas. Primeiro o sistema irá pedir para você comprovar a data que sua carteira foi assinada pela última vez, então é bom que você esteja com sua CARTEIRA DE TRABALHO em mãos. Apenas clique na opção correta.

Consulte Seu CNIS Online Passo 6

  • Depois marque o nome da última empresa em que você trabalhou com carteira assinada. Novamente apenas clique na opção certa dentre as quatro apresentadas ou, se nenhuma delas estiver correta, selecione a opção NÃO TRABALHEI NAS EMPRESAS CITADAS.

Consulte Seu CNIS Online Passo 7

  • Após estas confirmações, você deverá responder quanto ao recebimento de benefícios da Previdência Social nos últimos 5 anos. Se você recebeu, indique qual entre as opções listadas, se não recebeu nenhum benefício, selecione a opção referente e depois siga em frente.

Consulte Seu CNIS Online Passo 8

  • Depois disso você deverá responder em qual ano você contribuiu pela última vez para a Previdência Social. Se você está trabalhando de carteira assinada ou trabalhou durante 2018, selecione esta opção. Se não, selecione a opção que se refira ao último ano que você trabalhou com carteira assinada.

Consulte Seu CNIS Online Passo 9

  • Na tela seguinte você deverá responder se já contribuiu individualmente à Previdência. Essa contribuição ocorre quando você é um trabalhador autônomo e faz o recolhimento através do Carnê ou Guia da Previdência Social. Se você nunca contribuiu desta forma, selecione a última opção, ou, marque a opção correspondente ao último ano em que você pagou a guia ou o carnê.

Consulte Seu CNIS Online Passo 10

Ufa… Depois de seguir todos estes passos você finalmente estará cadastrado no Cidadão.br, então bastará apenas definir sua CNIS senha e ter acesso ao seu EXTRATO CNIS através do portal Meu INSS. Pode parecer complicado, mas o CNIS INSS exige todas estas confirmações para a sua própria segurança.

Saiba mais em nosso site!

Deixe um comentário