Extrato INSS 2020, pagamentos, benefícios e consulta

Extrato INSS 2020, pagamentos, benefícios e consulta

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Extrato INSS 2020, pagamentos, benefícios e consulta

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento de cerca de 35 milhões de pessoas no Brasil, e em 2020 as datas desses pagamentos será alterada para parte dessa população. E uma das maneiras de acompanhar essas mudanças é através do extrato INSS.

O INSS é um dos órgãos mais importantes do Governo Federal justamente por administrar os benefícios e auxílios de boa parte da população.

Todos os anos o Ministério da Previdência Social, um órgão federal, divulga a tabela de pagamentos de benefícios para que os aposentados e pensionistas possam organizar suas finanças com antecedência e nesse ano a tabela terá mudanças para quem recebe até um salário mínimo.

Mudanças na tabela de pagamento do benefício em 2020

Em 2020, quem recebe até um salário mínimo poderá receber seu benefício antecipadamente.

Os pagamentos sempre foram realizados no mês subsequente ao exercício, ou seja, os aposentados e pensionistas recebiam em janeiro o valor correspondente ao mês de dezembro.

Mas em 2020 isso vai mudar, sendo que pessoas que recebem até um salário mínimo podem receber seus benefícios ainda no mesmo mês de exercício, no final dele.

Os pagamentos referentes ao mês de dezembro, por exemplo, começaram a ser depositados no dia 20 de dezembro e seguirão a nova tabela até o dia 08 de janeiro.

Para saber a data correta do pagamento, o beneficiário precisa conhecer o número do benefício.

A data do depósito depende do número final do benefício, que pode ser encontrado no cartão de pagamento ou na carta de concessão emitida pelo INSS.

O número de benefício é composto por uma numeração única com 10 dígitos (999.999.999-9). Para verificar o número que define a data do pagamento, não deve ser considerado o dígito verificador, que aparece após o traço.

Sendo assim, o número que deve ser verificado é o penúltimo da sequência. Para exemplificar, considere que o número do benefício é o 123.456.789 – 0. Nesse caso deverá ser desconsiderado o número 0, e o número final que determinará a data do pagamento será o 9.

O calendário de pagamentos do INSS existe para facilitar a identificação das datas de recebimento dos benefícios pelos segurados.

Calendário de pagamentos do INSS 2020

Calendário de pagamentos do INSS 2020

Mas essa mudança é válida apenas para quem recebe até um salário mínimo. Já quem recebe mais do que esse valor, as datas de pagamento seguem o programado nos anos anteriores, acontecendo entre o primeiro e o quinto dia útil de cada mês.

Extrato INSS 2020

O Extrato INSS é um documento muito importante para todos os segurados da Previdência Social, tanto os que ainda estão contribuindo como para quem já está aposentado ou recebendo pensão.

Mas, uma dúvida muito comum entre essas pessoas, é sobre como ter acesso mais fácil a esse documento, sem ter que enfrentar longas filas nas agências do INSS.

A comprovação desse recebimento é necessária em muitas situações da vida dos aposentados e pensionistas, como abertura de conta corrente em bancos, solicitação de cartões de crédito, ou crediário em lojas.

E para os contribuintes, o extrato de contribuições também é fundamental para acompanhar se os pagamentos patronais estão sendo realizados adequadamente.

O benefício é como um salário para os aposentados e a única maneira de comprovar o recebimento dessa renda é através do extrato INSS. O problema é que muitos segurados não sabem como conseguir esse extrato de benefícios ou de contribuições, ou acredita que a única maneira é comparecendo ao próprio INSS.

Esse serviço sempre foi muito solicitado nas Agências da Previdência Social, aumentando muito o número de atendimentos e criando longas filas.

Felizmente o INSS também já está informatizado e oferece recursos mais eficientes para conseguir o extrato INSS. Uma dessas ferramentas foi a criação do portal MEU INSS que oferece diversos recursos para os segurados, ainda em atividade ou já aposentados e/ou pensionistas.

O que pode ser consultado no Portal MEU INSS?

No portal MEU INSS é possível acessar diversas informações como:

  • Consultar aposentadorias urbanas;

  • Consultar salário maternidade,

  • Consultar extrato de contribuições;

  • Simular aposentadoria;

  • Fazer agendamentos e requerimentos;

  • Acessar a sua carta de concessão de benefício;

  • Agendar perícia médica;

  • Consultar requerimento ou benefício por incapacidade;

  • Consultar extrato de empréstimo consignado;

  • Consultar extrato para Imposto de Renda;

  • Declaração de beneficiários do INSS;

  • Consultar revisão de benefícios;

  • Emitir Certidão de Tempo de Contribuição (CTC);

  • Emitir Declaração para o Contribuinte Individual (DRSCI);

  • Alterar dados pessoais;

  • Emitir Guia de Pagamento (GPS);

  • Inscrever-se como Segurado do INSS;

  • Comunicar Acidente de Trabalho (CAT);

  • Verificar Autenticidade de Documentos;

  • Consultar o Extrato INSS.

Todas essas informações, inclusive o extrato INSS, podem ser consultadas facilmente através do portal online de forma gratuita, pelo próprio segurado, pelo computador ou smartphone com acesso à internet. Essa facilidade confere eficiência e agilidade ao acesso às informações.

Por segurança é necessário realizar um cadastro, responder algumas perguntas sobre dados pessoais, trabalhistas e previdenciários, além de criar um login e senha para acesso.

Clique no Menu lateral do portal e será apresentada uma mensagem solicitando o cadastro ou o preenchimento dos campos de login e senha.

Se você já possuir cadastro, clique em “Fazer Login” e preencha os campos e clique em “Entrar”. Caso seja o seu primeiro acesso, clique em “Criar Conta” e responda as perguntas.

Se todas as respostas estiverem em acordo com o sistema do INSS, será exibida uma senha inicial de acesso.

A senha inicial deverá ser anotada e será utilizada para novos acessos e poderá ser alterada para outra definitiva com nove caracteres.

Outra forma de conseguir a senha de acesso é através do internet banking dos bancos cadastrados e também nas agências da Previdência Social.

Como acessar o extrato INSS 2020

Para ter acesso ao extrato INSS é preciso clicar em “Extrato de Pagamento de Benefício” no menu lateral do portal MEU INSS.

Após o login, você terá acesso a todas as informações sobre o seu benefício, inclusive o informe de rendimentos para declaração de Imposto de Renda, e poderá imprimir o extrato INSS.

O acesso é bastante facilitado e rápido, porém, caso exista alguma dúvida, o segurado por entrar em contato com o número 135, que é a Central de Atendimento do INSS, para conseguir ajuda.

Agora você já saber como ter acesso aos seus dados no INSS de maneira muito mais simples, além de poder acompanhar o seu extrato INSS sempre que precisar.