Programa Brasil sorridente 2020, cadastro pelo SUS

Programa Brasil sorridente 2020, cadastro pelo SUS

Tudo sobre o Programa Brasil sorridente em 2020. Veja como fazer o cadastro e inscrição pelo SUS para o projeto e ter dentista gratuito. Continue aqui e fique por dentro de tudo.

Programa Brasil sorridente 2020, cadastro pelo SUS

A boca possui muitas funções importantes para o organismo e a falta de cuidados pode representar um risco à saúde. Ela é uma das principais portas de entrada para bactérias prejudiciais a nossa saúde. Para ajudar você a cuidar da sua saúde o Governo criou o Programa Brasil Sorridente.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um programa do Governo Federal que tem como objetivo oferecer saúde de qualidade à população brasileira. E nesse pacote de medidas necessárias para manter a saúde em dia, o cuidado com os dentes está incluído.

Através do Programa Brasil Sorridente, todas as pessoas podem ter acesso à tratamentos odontológicos gratuitamente, nos postos de saúde, clínicas da família ou em centros de especialidade odontológica.

Por que cuidar dos dentes?

A higiene bucal é responsável reduzir os riscos de desenvolver problemas na boca e nos dentes.

Estudos científicos já comprovaram que a saúde da boca está diretamente relacionada com a saúde em geral da pessoa, já que a boca interage com todas as estruturas do corpo.

A falta de cuidado com a boca pode causar doenças, ou agravá-las, transformando-se em doenças cardiovasculares ou até diabetes.

Os cuidados com os dentes englobam a escovação adequada dos dentes, após cada refeição e antes de dormir, com escova com cerdas macias e creme dental com flúor e também o uso do fio dental.

A alimentação saudável e o controle da ingestão de alimentos doces, principalmente entre as refeições também é importante para evitar problemas.

Além disso, é fundamental manter acompanhamento odontológico para realizar limpeza de tártaro e também para tratar alguma cárie.

Porém, um tratamento odontológico pode ser caro, e muitas pessoas não têm condições de arcar com esses custos. E a solução pode estar no Programa Brasil Sorridente do Governo Federal.

Principais problemas odontológicos

Cárie: é a desintegração do dente que é causada pela má higienização, pela ingestão exagerada de doces ou por situações ou doenças que reduzem a quantidade de saliva na boca.

Gengivite: inflamação na gengiva que normalmente é causada pela placa bacteriana.

Placa bacteriana: é uma colonização de bactérias na cavidade da boca, fixada nos locais mais difíceis de limpar, como ao redor dos dentes, entre a gengiva e o dente e na parte de trás do dente. Esse aglomerado de bactérias pode causar cáries e o tártaro.

Tártaro: é o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.

É fundamental também aproveitar os momentos de escovação para analisar o surgimento de lesões, que podem ser manchas, caroços, inchaços, placas esbranquiçadas ou feridas, na língua, bochecha, lábios, garganta, céu da boca ou embaixo da língua.

O câncer bucal é um dos principais e mais graves problemas de saúde bucal, e o diagnóstico é rápido e indolor, podendo ser feito nas clínicas do Programa Brasil Sorridente. Quando o câncer é diagnosticado no início, pode ser curado com maior facilidade.

Além desse, outro problema frequente é a ausência de dentes. Pesquisas mostram que cerca de 75% dos idosos não possuem seus dentes. Na faixa etária entre 30 e 44 anos o índice é de 30%.

O Ministério da Saúde estima que cerca de 8 milhões de pessoas precisem de próteses dentárias no Brasil. E esse serviço é coberto pelo Programa Brasil Sorridente.

Programa Brasil Sorridente

Onde encontrar dentista gratuito no Programa Brasil Sorridente

O Programa Brasil Sorridente foi criado em 2004 e garante acesso gratuito aos tratamentos odontológicos à população que não tem condições de pagar pelo tratamento em clínicas particulares.

O programa tem abrangência nacional e conta com mais de 1030 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) em todas as regiões do país, além de 8 mil consultórios e 185 unidades móveis.

As equipes de Saúde Bucal da Atenção Básica estão presentes em 90% das cidades brasileiras.

O Programa Brasil Sorridente foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o maior programa de saúde bucal público do mundo. E colocou o Brasil no grupo de países com baixa incidência de cárie.

O projeto Brasil sorridente ainda contempla a população indígena com o Brasil Sorridente Indígena e também conta com apoio para implantação da fluoretação da água de abastecimento. Essa é uma das medidas mais eficientes para prevenir os problemas bucais.

Infelizmente, grande parte da população não conhece seus direitos e não sabe que pode ter acesso ao tratamento odontológico gratuito pelo SUS. De acordo com dados apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1998 cerca de 30 milhões de brasileiros nunca haviam ido ao dentista.

Hoje, já são mais de 100 milhões de brasileiros atendidos pelo Programa Brasil Sorridente.

Quem tem direito ao Programa Brasil Sorridente?

O Programa Brasil Sorridente é um direito de todos os brasileiros, independentemente da sua condição financeira, sendo necessário apenas se inscrever no programa.

Mas é preciso lembrar que infraestrutura de atendimento ainda possui deficiências, sendo que, em muitas cidades, existem filas de espera para os tratamentos convencionais.

Mas os casos de emergência, normalmente, podem ser tratados nas Unidades de Pronto Atendimento – UPA em cada região.

Como marcar dentista pelo SUS?

Como marcar dentista pelo SUS?

O primeiro passo é descobrir se existe atendimento odontológico gratuito na sua cidade. Para isso é preciso comparecer a uma unidade de atendimento ou na secretaria de saúde do seu município.

Caso o serviço esteja disponível, é preciso agendar a sua primeira consulta com o cartão do SUS e documento de identidade.

Na primeira consulta o dentista avaliará a saúde da sua boca e encaminhará o seu tratamento específico. Até mesmo cirurgias odontológicas podem ser realizadas no Programa Brasil Sorridente, de acordo com a necessidade do paciente.

Quais são os tratamentos odontológicos cobertos pelo Programa Brasil Sorridente?

  • Limpeza e retirada de tártaro;

  • Extração de dentes;

  • Exames de diagnóstico;

  • Restaurações;

  • Aplicação de flúor;

  • Tratamento de cáries;

  • Retirada de sisos;

  • Implante dentário;

  • Tratamento de canal;

  • Tratamentos na gengiva;

  • Próteses (dentaduras);

  • Cirurgias;

  • Aparelhos dentários;

  • Biópsias, entre outros.

Todos os procedimentos realizados no Programa Brasil Sorridente são gratuitos.

Hoje o Programa Brasil Sorridente emprega cerca de 30% dos profissionais de odontologia do país.

Agora você já conhece o Programa Brasil Sorridente do SUS. Então, busque seus direitos e cuide da saúde da sua boca gratuitamente.