Programa farmácia popular do Brasil, telefone e medicamentos

Programa farmácia popular do Brasil, telefone e medicamentos

Veja tudo sobre o Programa farmácia popular do Brasil, telefone, lista de, medicamentos, preço popular, aqui tem farmácias e muito mais.

Quem sofre de doenças crônicas como a hipertensão e o diabetes, por exemplo, o custo mensal com a compra de remédios costuma ser bastante alto. Nesses casos, uma grande ajuda pode ser conseguida com o programa farmácia popular.

Programa farmácia popular do Brasil, telefone e medicamentos

O programa farmácia popular é uma iniciativa do Governo Federal que oferece descontos de até 90%, e em alguns casos 100%, na compra de determinados medicamentos e fraldas geriátricas.

O objetivo do programa farmácia popular é facilitar o acesso aos medicamentos que são fundamentais para a sobrevivência e qualidade de vida de quem sofre com esse tipo de doença.

O Governo Federal oferece esses descontos através de mais de 31 mil farmácias privadas espelhadas pelo Brasil. Para identificar se a farmácia é parceira, basta verificar se existe o banner no programa na frente do estabelecimento.

O que é o programa farmácia popular?

O programa farmácia popular é uma parceria formada desde 2004, entre Governo Federal e municípios. O principal objetivo do programa é garantir que pessoas atendidas pelo Sistema Único de Saúde possam adquirir seus medicamentos sem comprometer grande parte do seu rendimento mensal.

O programa possui em sua lista de medicamentos mais de mil nomes diferentes. Muitos deles são oferecidos gratuitamente, enquanto outros recebem grandes descontos de até 90% do valor original do produto.

Hoje o programa farmácia popular beneficia mais de 9 milhões de pessoas, sendo que a maior parte delas possui mais de 60 anos de idade. Esse é o grupo mais vulnerável da população, que normalmente possui menor renda maior necessidade de cuidados médicos.

Um exemplo da importância desse programa é que a lista de medicamentos mais procurados são os de tratamento de hipertensão arterial e diabetes.

Como funciona o programa farmácia popular?

Inicialmente o programa farmácia popular possuía rede própria de farmácias, conhecida como Farmácia Popular, onde os medicamentos eram distribuídos à população.

Porém, com o tempo, foi verificado que o melhor seria ampliar a rede através dos convênios com farmácias privadas, facilitando assim o acesso da população. Com a concretização do projeto “Aqui tem Farmácia Popular” a rede própria foi desativada.

Hoje existem mais de 31 mil farmácias e drogarias cadastradas no programa.

O valor do desconto é calculado com base no princípio ativo do medicamento, ou seja, do seu principal componente. O Ministério da Saúde calcula o valor do subsídio oferecido e assim determina o valor que o paciente deverá pagar.

Normalmente o subsídio oferecido contempla a maior parte do valor do medicamento, e assim as farmácias podem cobrar apenas o preço de custo.

As informações cadastradas no momento da compra serão informadas no sistema próprio do programa farmácia popular e devem sempre ser conferidos pelo comprador.

Ao final da compra são emitidos duas vias da nota fiscal. Uma, assinada, ficará com a farmácia, e a outra ficará com o comprador e deverá constar as informações sobre a nova retirada.

Eles determinam os prazos para a nova compra dos medicamentos, que devem respeitar uma tabela determinada pelo governo. Cada tipo de medicamento possui um período para nova retirada e, como o sistema é integrado, o prazo deve ser respeitado.

Medicamentos para doenças crônicas como hipertensão, diabetes, asma, rinite, dislipidemia, osteoporose e Mal de Parkinson, pode exemplo, exigem um intervalo mínimo de 30 dias para novas retiradas.

Remédios indicados para o tratamento de Glaucoma, e também anticoncepcionais etinilestradiol poderão ser retirados a cada 25 dias.

Fraldas geriátricas também podem ser adquiridas com até 90% de desconto. A limitação é de 40 fraldas a cada 10 dias.

Como conseguir medicamentos através do programa farmácia popular?

Como conseguir medicamentos através do programa farmácia popular?

Qualquer cidadão brasileiro pode ser beneficiado com o programa. Mas é preciso apresentar uma série de documentos:

  • CPF original;

  • Documento com foto original;

  • Receita médica original, datada, carimbada e assinada pelo médico, com validade de até 180 dias para medicamentos e 365 dias para anticoncepcionais. A receita deverá conter o nome do paciente e o endereço do estabelecimento médico em que a receita foi emitida;

  • Cartão do SUS;

Com todos esses documentos em mãos, dirija-se a um estabelecimento cadastrado e solicite o medicamento através do programa farmácia popular. Após o preenchimento do cadastro, serão emitidos dois cupons, o fiscal e o vinculado.

Os medicamentos são vendidos apenas ao paciente para quem a receita foi emitida, não sendo aceitas qualquer tipo de procuração ou representação.

No caso de menores de idade a venda deve ser realizada com acompanhamento dos pais ou responsáveis legais. A venda será feita no CPF da criança ou, no caso de ele não possuir, no CPF do responsável legal.

Entretanto é importante que seja providenciado o CPF do menor, principalmente se o responsável também usar o mesmo medicamento, evitando assim a necessidade de pegar uma quantidade maior de medicamento dentro do mesmo período.

Quais tipos de medicamentos estão incluídos no programa?

  1. Antibióticos;

  2. Anticoncepcionais;

  3. Anti-inflamatórios;

  4. Analgésicos;

  5. Antidepressivos;

  6. Ansiolíticos;

  7. Anti-hipertensivos;

  8. Antifúngicos, entre outros;

A lista completa de medicamento atualizada pode ser verificada nas farmácias ou no site do Ministério da Saúde.

Onde encontrar as Farmácias parceiras?

Para descobrir quais farmácias são integrantes do programa farmácia popular basta prestar atenção na entrada das farmácias próximas á sua residência e encontrar o banner oficial do programa.

Outra opção é consultar o site do Ministério da Saúde, selecionando seu estado. Você terá acesso à lista completa de farmácias e drogarias cadastradas no programa e poderá ver a mais próxima de você.

Na lista são disponibilizados também os endereços e os telefones de cada estabelecimento.

Farmácia preço popular: telefones e contatos

O Ministério da Saúde disponibiliza todos os contatos oficiais do programa farmácia popular. Além disso, o número 136 é a Central de Atendimento do SUS, e pode ajudar a esclarecer todas as dúvidas.

O Programa Farmácia Popular é um dos mais importantes do Brasil para a população. Isso porque ele favorece, principalmente uma parte da população que necessita de medicamentos com frequência e que normalmente possui menor renda.

O Programa Farmácia Popular é um direito de todos, então, não deixe de usufruir de suas vantagens para cuidar da sua saúde ou melhorar a vida de quem você mais gosta.