Rinosseptoplastia pelo SUS 2019, como é possível conseguir

Rinosseptoplastia pelo SUS 2019, como é possível conseguir

Rinosseptoplastia pelo SUS é possível? Hoje abordaremos sobre o que é rinosseptoplastia, e se é possível fazer rinosseptoplastia pelo SUS.  

O que é Rinosseptoplastia?

A rinosseptoplastia é um processo cirúrgico que concilia o ajuste de desvio do septo com a correção de imperfeições estéticas do nariz. Acima de tudo, se existe a indicação dos dois procedimentos.  

O ideal é que se faça os dois em apenas uma cirurgia. Isso ajuda o resultado pós-operatório ser muito melhores.

Rinosseptoplastia pelo SUS

Quando é necessário fazer uma Rinosseptoplastia?

A correção de desvio de septo é recomendada quando o desvio prejudica a respiração de uma das narinas, ou ambos lados.

Porém, ter um desvio não significa que você precisa de uma cirurgia de correção. O grau do desvio e a sua localização que define a necessidade de rinosseptoplastia ou não.

Em geral, quanto mais anterior for o desvio de septo, próximo das narinas, mais obstrutivo ele é. Pois, esta área é mais estreita (dita área de “válvula nasal”).

Estes desvios mais anteriores, principalmente quando localizados na ponta do nariz, podem também causar a “ponta nasal caída”.

Nestes casos, a correção, além de melhorar a parte funcional, deixa a ponta nasal mais projetada ou arrebitada. O que é um efeito esteticamente desejado, principalmente nas mulheres.

Quando não é necessário fazer?

A cirurgia não deve ser indicada quando o desvio de septo não é obstrutivo ou quando a causa da obstrução nasal é outra.

Quanto à parte estética, ter expectativas reais da cirurgia é fundamental para o sucesso.

Cada pessoa é diferente e o planejamento da cirurgia deve levar em conta as características do rosto e da pele da pessoa, caso contrário o resultado fica artificial.

Além disso, existe uma preocupação com a parte funcional do nariz. Se houver risco de a correção estética prejudicar a respiração, a programação precisa ser revista com o paciente.

Quem realiza a cirurgia?

A cirurgia pode ser feita por um cirurgião plástico tanto quanto por um otorrinolaringologista habilitado a fazer a cirurgia de rinosseptoplastia.

Da mesma forma, quando o paciente se queixa de dificuldade respiratória ou existe a preocupação de a cirurgia piorar a parte funcional do nariz, o otorrinolaringologista deve ser procurado.

É possível fazer a Rinosseptoplastia pelo SUS?

Por não se tratar de um procedimento cirúrgico apenas estético, é possível fazer a rinosseptoplastia pelo SUS.  

No entanto, é preciso uma análise para averiguar se há necessidade de uma cirurgia de correção de desvio séptico.  

A análise é feita por um médico, que aprovará e encaminhará seu pedido de rinosseptoplastia pelo SUS, caso seja de fato necessário.  

Em seguida, o seu médico lhe explicará como será todo o procedimento até a cirurgia. Além disso, ele lhe passará uma série de exames e consultas, na qual você também pode fazer pelo SUS.  

Caso você não tenha cadastro no SUS e não saiba como é procedimento, veja esse artigo: Carteirinha do SUS como fazer, imprimir e tirar 2 via online.

Deixe um comentário