SIGUS APAC o que é – Como entrar no Sistema Sigus

SIGUS APAC o que é – Como entrar no Sistema Sigus

A sigla SIGUS significa Sistema Integrado de Gerenciamento de Usuários do SUS, a partir disso você já pode ter uma ideia de para o que este sistema foi projetado. O sistema SIGUS pertence ao ecossistema desenvolvido para o gerenciamento do SUS, o nosso Sistema Único de Saúde, e tem como finalidade aprimorar os processos envolvidos no encaminhamento dos milhares de procedimentos requeridos diariamente em nossa rede pública de saúde.

SIGUS APAC o que é – Como entrar no Sistema Sigus

Com o sistema SIGUS os administradores que controlam e auditam estas demandas têm acesso fácil a tudo o que diz respeito às tramitações de atendimento aos usuários do SUS. O processo, que se inicia no momento da requisição do mesmo e – quando pensamos nos valores envolvidos nestes que, corriqueiramente, passam da casa dos milhares de reais ao tratarmos de procedimentos de Alta Complexidade – termina na auditoria, é completamente gerenciado pelo SIGUS.

Apesar de controlar uma imensa montanha de dados, o sistema SIGUS foi desenvolvido objetivando a simplicidade, sendo assim, o SIGUS possui um ambiente intuitivo e dinâmico. A interação foi pensada para que os dados coletados possam ser facilmente exportados (permitindo o compartilhamento e auditoria dos mesmos) e também importados para demais sistemas e programas criados pelo Ministério da Saúde. Assim, inserir dados, valida-los e controla-los, não exige do operador habilidades complexas.

Milhões de pessoas tem garantido seu direito constitucional de amparo a saúde graças ao SUS, mas para que ele funcione, o SIGUS e demais sistemas que integram o DATASUS – o departamento de informática do SUS – são primordiais.

SIGUS APAC

Os procedimentos de Alta Complexidade são regulados e necessitam de liberação via APAC, que nada mais é que AGENDAMENTO DE PROCEDIMENTOS DE ALTA COMPLEXIDADE. O acesso a este módulo só é permitido a funcionários credenciados, dado o alto custo envolvido.

O APAC MAGNÉTICO (APAC-MAG) é o aplicativo que efetua o registro do atendimento ambulatorial nos casos em que o caráter de Alta Complexidade for relevante, pois é solicitada autorização prévia para que a demanda possa ser iniciada.

SIGUS APAC

As 4 etapas essenciais gerenciadas pelo SIGUS

Através do SIGUS foram identificadas quatro etapas que são consideradas essenciais para a realização dos atendimentos aos brasileiros que diariamente utilizam o Sistema Público de Saúde. Confira quais são elas e porque são tão importantes:

  1.  Requisição de Procedimentos.
    Após a consulta com o médico especialista, quando é identificada a necessidade de encaminhar o paciente para um procedimento de Alta Complexidade, todo o processo tem início com a Requisição do Procedimento.
  2. Autorização de Procedimentos.
    A requisição passa por analistas especializados que tem autonomia para autorizar ou não o procedimento.
  3. Agendamento e validação de procedimentos.
    Com o procedimento devidamente autorizado, ocorre então o agendamento para que o paciente possa receber o devido atendimento conforme requerido pelo médico especialista que o atendeu.
  4. Auditoria de Procedimentos.
    Após o procedimento ser finalizado, o sistema SIGUS permite que todo o processo seja auditado, dificultando operações fraudulentas e até mesmo desvio de dinheiro público.

O SIGUS impede, desta forma, a corrupção do sistema de saúde, pois torna visível a todos os gastos de cada hospital vinculado ao SUS. Ele também auxilia os gestores a conseguirem o melhor custo/benefício para cada paciente atendido, impossibilitando o mau uso de verbas públicas. Veja abaixo um pouco mais sobre as funcionalidades do SIGUS.

Funcionalidades do SIGUS

Funcionalidades do SIGUS

  • Relatórios gerenciais e financeiros;
  • Prontuário Eletrônico com o uso de Certificado Digital;
  • Envio de mensagens SMS automáticas;
  • Controle de Tetos Financeiros de Municípios e Prestadores;
  • Remanejo automático do financeiro pactuado na PPI pelos municípios;
  • Controle de Procedimentos de Continuidade (Quimioterapia, Radioterapia e TRS);
  • Envio de Imagens e Laudos Médicos;
  • Controle de Acesso dos Operadores;
  • Controle de Procedimentos com Tabela diferenciada
  • Gerenciamento de Classes;
  • Gerenciamento de Agendamentos Automáticos;
  • Mensagens;
  • Solução personalizada de acordo com as necessidades de cada cliente.

SIGUS APAC RN

Foi em 2014 que o estado do Rio Grande do Norte criou o SIGUS APAC RN com o objetivo de fazer este controle de verbas destinadas à saúde. Um sistema de gestão inteligente e com capacidade suficiente para processar a montanha de dados de procedimentos que envolvem milhões de reais do dinheiro público.

Como acessar o SIGUS

Para acessar o SIGUS basta clicar aqui, ou copiar e colar o endereço abaixo na barra de pesquisas do seu navegador. O que você preferir.

http://www.sigus.com.br/

 

Deixe um comentário