SIHD Datasus o que é, Versões SIHD2 e Consultas

SIHD Datasus o que é, Versões SIHD2 e Consultas

Poucas pessoas sabem o que é SHID, se você é uma dessas pessoas, não se preocupe, vamos explicar tudo pra você. Fique aqui apenas mais um pouco e tire todas as suas dúvidas.

Gestão hospitalar é um assunto intrincado, mas então imagine o que é gerir um sistema tão grande e complexo quanto nosso Sistema Único de Saúde, o SUS. Em um âmbito onde as menores nuances devem ser analisadas, levando-se em conta os fatores epidemiológicos e os extratos estatísticos dos dados de saúde pública e hospitalar, sem falar da segurança de cada paciente, vários programas são criados e devem interagir entre si neste elaborado ecossistema para que os gestores obtenham autonomia para realizarem o processamento e a devida gestão das informações e, no caso do SIHD (SISTEMA DE INFORMAÇÕES HOSPITALARES DESCENTRALIZADO), das inúmeras internações que ocorrem todos os dias.

A ferramenta SIHD foi desenvolvida com o objetivo de controlar e calcular os valores brutos dos procedimentos hospitalares envolvidos no atendimento ao cidadão. Estas informações são uma poderosa fonte na hora de se tomar decisões importantes, pois auxiliam no planejamento de ações de saúde das Secretarias Municipais e Estaduais, Vigilância Sanitária e Epidemiologia.

SIHD Datasus o que é, Versões SIHD2 e Consultas

Como funciona?

O SIHD produz relatórios recheados de dados que podem ser utilizados em variados níveis pelas equipes de controle do processamento, assim como pela equipe de gestão do atendimento, possibilitando uma auditoria mais assertiva e eficiente. O SIHD SUS separa os procedimentos e seus orçamentos em níveis de média e alta complexidade e os divide por categoria e especialidade programando o orçamento de cada estabelecimento de saúde vinculado ao SUS.

Desta forma as duplicidades podem ser mais facilmente analisadas e, sendo o caso, bloqueadas pelo gestor responsável, que também é identificado no sistema e deve justificar sua ação.

Apenas com o SIHD os auditores conseguem, dentro do próprio sistema, cancelar, bloquear ou liberar as AIH (AUTORIZAÇÃO DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR). O Banco de Dados do SIHD é atualizado mensalmente e os arquivos que o sistema gera são totalmente compatíveis os aplicativos TABnet e TABwin (programas desenvolvidos pelo DATASUS para realizar tabulações rápidas dentro de suas intranets ou seus sites da internet).

Manual SIHD

Manual SIHD

Você pode acessar, através do SIHD DATASUS, o manual SIHD. Caso esteja procurando por SUPORTE PARA O SIHD 2, você deve enviar um email direto para aih@datasus.gov.br .

Para algumas perguntas frequentes, nós disponibilizamos aqui mesmo algumas respostas para as suas dúvidas.

  • Enviei minha remessa do SIHD e ela não aparece no relatório de entrega de remessas. O que fazer?
    Verifique no site do SIHD, entrando em ACOMPANHAMENTO DE REMESSA (clique aqui e acesse diretamente) e após no calendário existente na página. Escolha a primeira data posterior ao envio de sua remessa e a procure na listagem que é exibida (pressione <CTRL> + <F> e informe o seu código de município).

Nesta listagem consta o motivo da rejeição.

  • Minha remessa do SIHD2 (arquivo DTS) foi rejeitada por já conter AIH carregada no BD Nacional. O que fazer?
    1) verifique se o erro é “seu” ou do outro pleno que já se encontra no BDNAIH;
    2) se o erro for seu, você pode bloquear a(s) aih(s) e reprocessar;
    3) se for do outro pleno, entre em contato com ele e tente resolver;
    Como fazer o reprocessamento:
    1) restaure o backup feito automaticamente no início do encerramento de nome Encerramento_….GBK DATASUS-RJ
    2) faça os BLOQUEIOS no gerenciador de informações
    3) Critique, Valore e Encerre
    4) Transmita a nova remessa
  • Após importar CNES, TABELAS e AIH´s, quando vou GERENCIAR INFORMAÇÕES, o sistema informa que a importação está incompleta. O que estou fazendo de errado?
    Após a importação das AIHs, sempre verifique o protocolo de importação das AIHs. Entre em Relatórios -> PROTOCOLO DE IMPORTAÇÃO DE AIH
  • Como fazer para substituir ou excluir uma remessa (arquivo DTS) que já consta como aprovada no site do SIHD?
    Entre em contato com a SAS em Brasília pelo telefone ( 61 ) 3315-5824
  • Como é feito o lançamento de PROFISSIONAL AUTONOMO e de PROFISSIONAL VINCULADO? E o Crédito?
    PARA: PROFISSIONAL AUTONOMO -> CPF + CBO PROFISSIONAL VINCULADO -> CPF + CBO + CNES O Crédito é feito informando na coluna CREDITAR PARA: O CNES do HOSPITAL, o crédito é para o próprio hospital; O CPF do PROFISSIONAL AUTONOMO, o crédito é para o profissional; O CNES de um TERCEIRO / COOPERATIVA, o crédito é para o terceiro / cooperativa.
  • Como entender os relatórios de VALORES e de PRODUÇÃO do SIHD2?
    Os relatórios que possuem no título PRODUÇÃO são o detalhamento dos valores encontrados nos relatórios que possuem no título VALORES.

SIHD Versões

SIHD Versões

Para mais informações e esclarecimentos de dúvidas sobre o SIHD ou SIHD2 e suas versões, nós também disponibilizamos fácil-fácil pra você o link direto para a página onde você pode fazer as mais variadas consultas quanto a tudo relacionado ao SIHD (ACOMPANHAMENTO DE REMESSAS; RELATÓRIOS SOBRE ENTREGAS DE REMESSAS; RESUMOS DE ENVIO E CRONOGRAMAS DE ENVIO). Basta você clicar aqui ou copiar o endereço abaixo e colar na barra de seu navegador, o que você preferir.

http://sihd.datasus.gov.br/remessa/remessa.php

Deixe um comentário