SUSfácil – O que é, como funciona, telefone, cadastro no sus fácil

SUSfácil – O que é, como funciona, telefone, cadastro no sus fácil

Você sabe o que é SUSfácil? O que é, como funciona, telefone, cadastro no sus fácil! Entenda todas as informações sobre isso. Vamos explicar tudo! Fique aqui mais um pouquinho e leia até o final para tirar todas as suas dúvidas.

SUSfácil - O que é, como funciona, telefone, cadastro no sus fácil

Quando você pensa em algum serviço relacionado ao Cartão do SUS, o nosso Sistema Único de Saúde, logo vem à sua cabeça longas filas, mau atendimento, estresses, aborrecimentos, todos esses eventos que deixam claro o quanto é difícil depender da saúde pública nesse país.

Pensando em melhorar o atendimento e dar uma assistência melhor à população, o governo de Minas Gerais, numa coparticipação com o Governo Federal, elaborou um software de Regulação Assistencial, chamado SUSfácil, que realiza uma integração das unidades administrativas e executoras de serviços de saúde do Estado.

Para que você possa entender e conhecer mais sobre o SUSfácil MG, a sua forma de funcionamento e os seus objetivos, elaboramos este texto com as informações necessárias para compreensão do SUS Fácil.

SUS fácil o que é?

O SUSfácil nada mais é do que um programa que tem como grande objetivo agilizar o atendimento dos serviços hospitalares e ambulatoriais de média e alta complexidade, além de melhorar a forma como os procedimentos de urgência e emergência do SUS de Minas Gerais são realizados.

Esse sistema integra e faz a gestão de outros municípios que são considerados polos regionais do Estado, que são divididos em 12 macrorregiões.

Todos os médicos que fazem parte do SUSfácil estão trabalhando 24 horas por dias, todos os sete dias da semana, sem interrupção ou intervalo, de modo que possam ser acelerados os procedimentos médicos e hospitalares em que muitas pessoas do estado de Minas Gerais estão na fila de espera, aguardando por um bom tempo serem atendidas.

Para poder realizar um atendimento por igual, fazendo com que todas as pessoas necessitadas possam ser atendidas, o SUSfácil dividiu a sua forma de agir em diferentes regiões importantes do estado mineiro, justamente para que aquelas que se encontram mais necessitadas, possam receber atendimento de forma mais rápida.

As estruturas de operação foram divididas nos locais em que existem grandes demandas, sendo de inteira importância uma resposta mais imediata para a população.

SUS fácil como funciona?

SUS fácil como funciona?

O grande responsável pela criação e implementação do SUSfácil no estado de Minas Gerais foi o Instituto Brasileiro de Qualidade e Gestão Pública, que dá o suporte e o apoio para o processo de implantação dos locais de atendimento.

De forma a ajudar a entender melhor o funcionamento do SUSfácil, tem um portal na internet que é o principal ponto de acesso para todas as informações sobre o sistema.

O portal traz também diversos auxiliares, como consulta de cadastro das unidades operacionais, suporte on-line e por e-mail, além de repositório de arquivos e documentos.

Portal do SUSFácil

Para acessar o portal, basta clicar no link: http://www.susfacil.mg.gov.br/

O sistema funciona para dar mais organização e agilidade aos atendimentos de saúde para a população. Com isso, os hospitais que estão integrados ao SUSfácil enviam, através do sistema informatizado, as informações dos pacientes, como prontuários, diagnósticos, laudos e outras situações clínicas.

Dependendo da situação em que o paciente se apresentar, os médicos que fazem parte do programa irão buscar o hospital mais adequado para cada paciente, de acordo com o que for diagnosticado pelos médicos, que deverão leva em conta, também, a localização do paciente e, com isso, irão realizar uma busca com o hospital mais próximo que tenha disponibilidade de vagas e com a capacidade técnica e profissional para o caso específico.

SUS fácil telefone

Para todos aqueles que estão envolvidos com o SUS fácil telefone, seja direta ou indiretamente, e desejam entrar em contato com a central de atendimento, podem realizar através do número:

  • (31) 3916-0713 ou (31) 3915-9966. Esses números são da Central de Regulação da Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais.
  • Caso queira entrar em contato através da internet, pode enviar um e-mail para o endereço: cr@saude.mg.gov.br.

Como realizar o cadastro no SUS fácil?

O Governo do estado de Minas Gerais também criou o sus fácil cadastro para as filas de cirurgia eletivas. A Secretaria de Saúde de Minas Gerais, por intermédio do susfácil 2.02, faz o registro de todas as informações que foram coletadas com a solicitação de cirurgia.

Dessa forma, o sus fácil ajudou a gerir as filas de saúde, criando uma nova forma de atendimento: informatizado, organizado e rápido. O SUSfácil é capaz de informar aos gestores as verdadeiras necessidades da população, fazendo com que o planejamento possa ser realizado da melhor forma.

Os pacientes que se encontram em estados clínicos mais graves e críticos possuem prioridade máxima. Mesmo não tendo vagas no SUS, o estado de Minas Gerais comprou leitos da rede particular de saúde para não faltar atendimentos para a população.

Espero que você tenha gostado desse artigo explicativo sobre o susfácil. Tem mais alguma dúvida? Fique à vontade para deixar um comentário logo abaixo!

Deixe um comentário